quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Um pouquinho da origem do cupcake

A HISTÓRIA
 
Esses bolinhos começaram a aparecer nos livros de culinária do Reino Unido, por volta de 1790, mas o termo cupcake foi impresso pela primeira vez em 1828, no livro Seventy five receipts for pastry, cakes and sweetmeats. Nessa data, o nome foi dado à receita ou porque todas as medidas vinham em xícaras (cups), em vez de serem pesadas, como costume na época ou até mesmo porque eram assadas nas xícaras. Quem diz isso é a enciclopédia Oxford of Food and Drink in America.
Antes disso, os bolinhos eram chamados de Fairy cakes (bolinho de fada), pois era muito delicados, com massa de baunilha e cobertura fondant, perfeito para o chá britânico.
No século XIX eles foram para a América, onde se tornaram sensação.
Vale lembrar que nessa época os fornos não eram bons como hoje e assar um bolo convencional demorava… por isso os cupcakes eram tão convenientes.
E, claro, há também a corrente que defende o desenvolvimento dos cupcakes nos Estados Unidos. Lá eles teriam começado com o nome number cakes, por causa da facilidade em lembrar as medidas de cada ingrediente para assá-los.
Texto retirado do blog http://www.fundojornalistico.wordpress.com/

O CUPCAKE NA TV E NO CINEMA!

Foi no seriado Sex and the City, quando Carrie e Miranda pararam na esquininha mais charmosa de Nova York para saborearem cupcakes da padaria mais famosa em matéria de cupcakes: a Magnolia Bakery.
Depois foi a vez do cupcake que apareceu no primeiro filme de Sex and the City, mas sem ser para comer. Lily, filha de Charlotte, no dia do casamento de Carrie, resolve esconder o celular dentro de uma bolsa com formato de cupcake.

NEW YORK E A PAIXÃO PELOS CUPCAKES

Nova York é tão apaixonada pelos cupcakes que existem até roteiros turísticos que levam aos lugares mais famosos na produção do bolinho. Um deles é o Magnólia, uma cadeia que tem lojas espalhadas por toda a cidade. A mais procurada é a do West Village. Tem fila o tempo todo e turistas de muitas partes do mundo à espera de saborear o cupcake feito na hora.

Graças ao seriado e ao filme "Sex and the city", a fama do Magnólia aumentou muito. As quatro amigas de Manhattan não viviam sem um cupcake, que elas consideram o melhor da cidade.

Outro segredo guardado a sete chaves é a quantidade de calorias que existe em cada um dos cupcakes. Quem faz e quem compra prefere falar da delícia que é saborear esse bolinho com cobertura de glacê. A resposta mais comum sobre calorias é "who cares?? ou ?quem se preocupa??.

Trecho de matéeria exibida no Jornal Hoje em 06/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário